O estreito de Bósforo, separa dois continentes a Europa da Ásia e um país a Turquia européia da Turquia asiática, e une dois mares, o mar Negro e o mar de Mármara e sua extensão é de trinta quilômetros e a largura mínima de 750m. As costas, recortadas por pequenas baías como a do famoso Chifre de Ouro, onde se acha o porto de Istambul, são cobertas de bosques de ciprestes, loureiros e plátanos. Nelas situam-se as cidades de Istambul, Uskudar, Sariyer e Beykoz.
Santa Sofia foi construída sobre duas igrejas no ano de 537 e inaugurada pelo Imperador Justiniano. No séc. 15 foi convertida em mesquita quando foram acrescentados os quatro minaretes e as fontes das abluções, atualmente é um museu
A Mesquita Azul construída pelo Sultão Ahmet I entre 1609 e 1616 é decorada no seu interior com azulejos azuis de Iznik. Além do pátio com a fonte das abluções possui 6 minaretes.
Torre de Gálata (ao fundo) situada no Corno de Ouro, foi construída no séc. 6º quando era usada para controlar os navios, depois foi usada como prisão e depósito naval.
Mesquita Mecidiy
Palácio Dolmabahçe foi construído em 1856 pelo Sultão Abdul Mecit ao longo do Bósforo é ricamente ornamentado e, atualmente é a sede do governo da Turquia
Uma das portas do palácio Dolmabahçe que dá acesso pelo Bósforo
Mesquita Dolmabahçe
Fortaleza da Europa situada na parte mais estrita do Bósforo
e foi construída em 1452
Escola Militar Kuleli
Mesquita Dolmabahçe
Ponte Bósforo situada no estreito do Bósforo tem 1.560m. de comprimento, ligando a lado europeu e o asiático da cidade de Istambul e foi inaugurada em 1973.
Fortaleza da Europa situada na parte mais estrita do Bósforo
e foi construída em 1452
Escola Militar Kuleli
Nenhum comentário:
Postar um comentário