domingo, 25 de setembro de 2011

Índia - Uma viagem de sonhos - Agra


TAJ MAHAL


Viajar pela Índia é descobrir um outro mundo, antigo, religioso, com uma complexa diversidade cultural e humana. A estrutura social, os costumes religiosos e a cultura indiana são muito ricas e em cada região há diversos grupos étnicos e linguísticos. 
Quanto a arquitetura destacam-se os palácios, as fortalezas, as tumbas e os templos, alguns em mármore com grande beleza de detalhes e ricamente ornamentados.



O Taj Mahal situado na cidade de Agra é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica este mausoléu é considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. 





O Taj Mahal é um monumento em mármore branco incrustado com pedras semi-preciosas e foi mandado construir, em 1630, pelo imperador Shah Jahan em memória de sua esposa Arymand Banu Began. 
Está situado nas margens do rio Yamuna e nas suas laterais há duas mesquitas e lindos jardins.


Detalhe das incrustações de pedras semi-preciosas

      Detalhe dos frisos.


Um dos minaretes





O Forte de Agra - Lal Qila - também chamado de Forte Vermelho é uma cidade fortificada com diversos prédios: mesquitas e palácios.


O palácio em mármore










Detalhe de uma parece com incrustações em prata e madrepérola.





Shah Jahan, o imperador que mandou construir o Taj Mahal, foi destituído por seu filho e ficou preso no Forte de Agra até sua morte. Desse terraço ele avistava, ao longe, o Taj Mahal.